Com o tema "20 anos do Suas: participar é resistir, formar é fortalecer", a Prefeitura de Contagem, por meio do Fórum Municipal de Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social de Contagem (FMTSUAS), reuniu profissionais da área para o um seminário, que aconteceu na Câmara Municipal. O evento, que celebrou o Fórum, foi um espaço de reflexão, debate e fortalecimento da política de assistência social.
O II Seminário do Fórum Municipal dos Trabalhadores do Suas foi uma oportunidade para debater os desafios atuais dos profissionais que atuam na área social, destacando a importância da formação continuada, participação social e do projeto ético-político como pilares para o fortalecimento da política em nível municipal, estadual e nacional.
O evento contou com a apresentação cultural do Grupo 123 Contagem de Histórias, que fez o público dançar e cantar, descontraindo os presentes na Câmara Municipal Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Membro da coordenação colegiada do Fórum Municipal de Trabalhadoras e Trabalhadores do Suas de Contagem, Amauri Barra, destacou os valores e objetivos do Fórum:
"Aqui a gente valoriza o diálogo e o respeito. Acreditamos que,
como somos todos da classe trabalhadora, temos que nos esforçar
para entender e acolher os pedidos, dúvidas e críticas de todo mundo".
Amauri Barra, um dos coordenadores do Fórum Municipal de Trabalhadoras e Trabalhadores do Suas de Contagem
Por vídeo, participaram o coordenador nacional da Gestão do Trabalho no Suas, Marcilio Ferrari, e o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão. Este, inclusive, ressaltou a atuação da mineira Simone Albuquerque no campo da assistência social.
“Como dizia nossa querida e saudosa Simone,
a principal tecnologia desta política pública são
seus recursos humanos e para isso é fundamental
a articulação, a organização, as condições dignas de trabalho”.
André Quintão, secretário nacional de Assistência Social
Durante a reunião, foi lançada uma carta de compromisso dos trabalhadores do Suas, cuja proposta atualiza a Lei do Suas em Contagem, construída de forma democrática e que tem como objetivos ampliar a participação social no Conselho Municipal, fortalecer a gestão democrática e consolidar a Assistência Social como direito. O documento convoca todos os vereadores a apoiarem a medida, ressaltando a valorização dos trabalhadores do Suas e a defesa da Assistência Social como política pública de Estado.
Por vídeo, participou o secretário nacional de Assistência Social, André Quintão. O II Seminário do Fórum Municipal dos Trabalhadores do Suas foi uma oportunidade
para debater os desafios atuais dos profissionais que atuam na área social Fotos: Adelcio Ramos/PMC
O encontro ainda visou aprofundar discussões sobre a valorização profissional, a luta contra a precarização do trabalho e o compromisso coletivo com a garantia de acesso universal aos serviços socioassistenciais. Este foi, também, tema da palestra de Paulo Henrique Souza, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
A coordenadora do FETSUAS MG, Cleone Miranda falou também da importância do evento:
“Saio muito feliz daqui. O seminário reafirmou o lugar
da classe trabalhadora como protagonista da política
de assistência social. É um espaço que fortalece a participação social,
o diálogo e o compromisso ético-político que sustentam
o Suas em Contagem, em Minas e no Brasil”.
Cleone Miranda, coordenadora do FETSUAS MG
O evento foi um marco na trajetória da categoria e reforçou a convicção de que a participação ativa dos trabalhadores é fundamental para a proteção e garantia de direitos para a população.
O FMTSUAS
O FMTSUAS é uma instância autônoma e democrática que atua na defesa dos direitos socioassistenciais e na valorização dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Reconhecido oficialmente pela resolução nº 06/2019 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Fórum se tornou um importante espaço de articulação política e mobilização social em Contagem.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos